É bem provável que ao acessar o aplicativo de seu banco você já tenha se deparado com um ícone, por vezes chamativo, identificado como OPEN FINANCE.
O OPEN FINANCE ou Sistema Financeiro Aberto, numa tradução livre para o Português, é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que permite aos clientes de produtos e serviços financeiros o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições bancárias.
O intuito do Banco Central na criação desse sistema é “democratizar o acesso à informação e aos serviços financeiros no país” de uma maneira simplificada, trazendo inovação ao sistema financeiro brasileiro e assim promover a concorrência, bem como melhorar a oferta de produtos e serviços para o consumidor.
O OPEN FINANCE funciona através de APIs (interfaces de programação de aplicações), que permitem que as instituições financeiras se conectem e compartilhem dados de forma segura, numa espécie de unificação de plataforma de dados bancários.
Através do compartilhamento seguro de dados entre instituições financeiras e outras empresas autorizadas, o OPEN FINANCE oferece aos consumidores algumas vantagens, como o controle sobre seus dados considerando que é o consumidor quem decide quais dados serão compartilhados e com quem.
Neste sentido, o OPEN FINANCE pode facilitar barreiras cadastrais na hora de abrir conta ou contratar serviços em uma instituição financeira diferente. O contrário também acontece, eis que informações financeiras acerca de dívidas, atrasos em pagamentos e SCORE também serão compartilhados.
Além disso, através da plataforma o usuário pode ter acesso a um histórico completo de suas transações em um único lugar, podendo ainda revogar o acesso a seus dados a qualquer momento.
Segundo o Banco Central, com o compartilhamento de informações as instituições financeiras poderão oferecer produtos e serviços mais adequados às necessidades do consumidor, segundo seu perfil, por terem acesso a seu histórico de movimentações financeiras.
Outra promessa desse sistema é a possibilidade de pagar contas, fazer transferências e outras operações financeiras sem precisar acessar o aplicativo ou site do seu banco e ainda utilizar aplicativos distintos para gerenciar suas finanças (gerenciadores financeiros).
Quanto aos riscos, de acordo com o Banco Central, o OPEN FINANCE é um sistema seguro, contudo, é sempre importante estar atento a alguns riscos, tais como vazamento de dados pessoais e uso indevido de dados.
Lembre-se de que quando o assunto é dinheiro é sempre importante se manter bem-informado. E nada melhor que consultar um advogado especialista para te auxiliar na tomada de decisões.
Comments