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Caros leitores, a tecnologia avançou exponencialmente nas instituições financeiras, proporcionando facilidades e comodidades nunca vistas. Porém, junto com esses avanços, surgiram também novas ameaças e golpes, que aumentaram as preocupações de todos nós.
Hoje, vou relatar sobre alguns tipos de golpes que devemos conhecer e como agir caso sejamos vítimas de algum deles.
O mais antigo e ainda muito usado é o “Pishing”. Nesse golpe, os criminosos enviam e-mails, mensagens de texto ou fazem ligações se passando por um funcionário da instituição financeira, solicitando informações bancárias como senhas, números de cartão e conta. E neste tipo de golpe o mais correto a se fazer é não fornecer nenhuma informação e averiguar diretamente com seu banco qualquer solicitação potencialmente falsa.
Outro golpe muito comum no Brasil é a “clonagem do cartão”. Nesse caso, os criminosos obtêm informações de cartões de crédito ou débito de clientes bancários através de sites de compra não seguros, máquinas de cartão adulteradas e outros métodos. Hoje, a dica mais importante é utilizar o pagamento por aproximação (NFC) via smartwatch ou celular, pois esse sistema altera o token a cada transação, aumentando a segurança.
Além disso, com a popularização do Pix os golpistas passaram a criar chaves falsas e QR Codes para desviar dinheiro de contas bancárias para suas próprias contas. Para se proteger, é essencial verificar cuidadosamente a identidade do destinatário e as chaves de pagamento antes de fazer qualquer transferência.
Contudo, se você vier a ser vítima de uma fraude bancária busque por um profissional especializado, procure e informe sua instituição financeira, e também vá a delegacia registrar um boletim de ocorrência, para que seus direitos sejam resguardados.
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