Se tornar um empresário é o sonho de muitas pessoas. No mundo idealizado isso pode significar ter liberdade de horários, trabalhar menos, rentabilizar mais etc. Todavia, é importante ter em mente que o mundo idealizado quase sempre é diferente do muito real e é aí que começam as dificuldades.
Nesses 12 anos atendendo empresários que buscam soluções para seus problemas jurídicos é possível entender que a maioria das situações vivenciadas pelos clientes advém da ausência de conhecimento. É, talvez essa constatação seja uma surpresa para você.
Pessoas se formam para serem médicos, arquitetos, advogados e para tantas outras profissões, mas, raramente se preparam para se tornarem empresários, sendo que a maioria ingressa nessa atividade de maneira inesperada, por oportunidade ou necessidade, seja pessoal ou do mercado.
Segundo um boletim divulgado pelo Serasa Experien em março de 2024, a situação de inadimplência atinge 6,7 milhões de CNPJs no Brasil, com dívidas que somam R$ 127,8 bilhões e representam em média 7,1 contas atrasadas por empresa.
Se sua empresa se encontra nesta estatística é preciso repensar vários fatores. Mas, por onde começar?
Resolver a situação de inadimplência exige um conjunto de ações. Sem dúvida, a primeira delas é procurar apoio jurídico especializado para administrar e resolver as consequências das ações judiciais provenientes da situação de inadimplência, porém, não para por aí.
Você como empresário precisará fazer uma análise ampla em seu negócio, começando pelo modelo e indo até a gestão empregada. É imprescindível relembrar que por trás de cada CNPJ há no mínimo um CPF que também precisa de atenção, de maneira que não podemos deixar de destacar a necessidade de autocuidado.
Segundo a psicologia, o cenário de endividamento traz um impacto imenso na vida cotidiana, sendo capaz de causar a perda de confiança em si mesmo, isolamento social, separação conjugal e vários outros males.
O mundo empresarial exige o desenvolvimento de muitas competências que vão bem além da parte técnica. O empresário precisa ter conhecimento ou ao menos noções, ainda que básicas, de legislação voltada a sua atividade, planejamento estratégico, finanças, marketing, vendas e atendimento ao cliente, liderança, gestão de pessoas, tecnologias e muito mais.
Provavelmente você não vai ser um expert em tantas áreas do saber, mais precisa obter informações, e para isso nada melhor do que contar com apoio de profissionais especializados e ter cautela na tomada de decisões capazes de impactar seu negócio e sua vida.
Por Dra. Suelen Rodrigues
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